sexta-feira, 14 de maio de 2021

Guia para a Felicidade Suprema - Ponto Seis

 

Nos Cinco Pontos anteriores, instruí-vos para viverem sozinhos, terem à mão girassóis espinhudos para a inevitável guerra dos sexos, nunca terem mais de 42 anos, estarem sempre muito bem convosco próprios, e por fim, e para não sofrerem desgostos com ninguém, cortarem nas relações interpessoais e viverem como eremitas num chalé no alto de uma montanha.

Com tantas pérolas de sabedoria, sei que atingiram um patamar elevadíssimo de Felicidade, mas não atingiram o pico da montanha, pois ainda falta o Ponto Seis, o último, e com esse sim, consolida-se a Felicidade Suprema, Interminável e Inesgotável.

Li algures que se o morto não sabe que está morto, o estúpido não sabe que é estúpido, o menino da mamã não sabe que o é, tal como a mãe galinha, entre muitos outros casos. E mais, não sabe que o é, recusa-se a assumir que o é, mas aponta a dedo outros que o sejam.

Assim, o estúpido nunca se considera estúpido, mas aponta muito facilmente outros como estúpidos, para ele notoriamente mais burros que ele, e o mesmo acontece com os meninos da mamã e as mães galinha. É o que diz o brasileiro que “o macaco só olha no rabo do outro”.

O psicólogo David Dunning descobriu que “desconhecemos os limites da nossa incompetência, não a dos outros.”, e ainda “os que mais tendem a ter melhor ideia sobre si mesmos são, exatamente os menos capacitados.

É o que chamo de limitações ou incapacidades emocionais. São como daltónicos das emoções. Na verdade, essas pessoas estão mesmo a ser sinceras quando negam o que é evidência, mas apenas pelas suas limitações emocionais, muitas vezes fruto do modo como foram criadas ou vivenciadas subsequentemente.

Assim, e visto que está provado cientificamente que faz parte da natureza humana haver uma limitação ou incapacidade emocional em descobrir os limites da nossa própria incompetência, aconselho-vos a darem um passo atrás, deixem de ver as árvores e vejam a floresta, e verão que toda a perspetiva muda.

A negação das evidências começa porque a maior parte das pessoas não consegue escutar, e só ouve o outro o suficiente para ripostar, para contra-atacar, com tudo o que tem, pois considera logo à partida que está a ser afrontada, especialmente quando o tema é família. E a discussão começa e a conversa acaba, para nunca mais voltar.

Assim, a via para seres verdadeiramente feliz é não negares à partida tudo o que te incomoda, seres humilde, curioso, questionares, leres livros sobre Filosofia, pensares por ti próprio, analisares os vários lados da questão antes de tomares decisões.

E principalmente, escutares verdadeiramente, pois se tens duas orelhas e uma boca, é para escutares mais do que falas, que é, de resto, o Ponto Seis da Felicidade Suprema.

E sejam Felizes. E assim, sim, para todo o Sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário