quinta-feira, 16 de julho de 2015

Estás no ano 2015? É que a maior parte não está nem aí!


Sou europeu ocidental e habituei-me a seguir um calendário que julguei que era “universal”, ou seja, aceite como tal por todos (ou quase todos) os habitantes deste fantástico planeta.

Assim, “estamos” no ano 2015 d. C. (ano do nascimento de Jesus Cristo), de acordo com um calendário solar, com uma duração de 12 meses, e é denominado de Gregoriano, em homenagem ao Papa Gregório XIII. Anteriormente vigorava na Europa o calendário Juliano, que homenageava o Imperador Júlio César.

A Rússia só o adoptou em 1918 e a Grécia em 1923. Portugal foi dos primeiros, em 1582.

A diversidade de calendários começa na celebração da passagem de ano. Para os cristãos católicos e protestantes a passagem do ano é celebrado no dia 31 de Dezembro, mas para os ortodoxos, maioritários em países como Rússia, Ucrânia e Grécia, por exemplo, a passagem do ano ocorre de 12 para 13 de Janeiro.
E que dizer dos que professam a religião judaica? Segundo o seu calendário, estamos no ano 5775, e a passagem do ano para 2015 (pois varia de ano para ano) celebra-se entre o dia 13 de Setembro (ao entardecer) até ao dia 15. Por ser um calendário lunar os anos têm entre 354 e 355 dias.

O calendário islâmico é, como o judeu, lunar e com a mesma duração em dias. Assim, nos países maioritariamente muçulmanos, estamos no ano 1436, que se iniciou com a Hégira, fuga de Maomé de Meca para Medina.

Pela perspectiva chinesa, estamos no ano 4713, e o ano novo é celebrado na segunda lua nova após o solstício de inverno, ou seja, entre 21 de Janeiro e 19 de Fevereiro de cada ano. Este calendário é misto de lunar e de solar. É lunissolar mas com 354 dias de duração. De salientar que a maioria dos povos do Extremo Oriente adoptou calendários com base no chinês.

Confuso? A Índia tem trinta calendários regionais! Unificador, o governo indiano adopta um nacional, com todas as festividades regionais e das diferentes religiões. Está estabelecido que o calendário vigente corresponde ao ano 79 do nosso calendário (Era Saka), ou seja, a Índia está actualmente no ano 2094. Dado existirem diversas festividades ligadas à passagem do ano, este varia conforme a região e religião.
Ainda acreditas em calendários? Eu Deixei-me disso. Cada dia é um dia, e são todos dia 1 do ano 0. E todos são os mais importantes da minha vida!


Sem comentários:

Enviar um comentário